• História da catequese

    Século primeiro: do hino à narraçãoneste primeiro século devido às características que estavam presentes no modo de catequizar dos primeiros cristãos, podemos dividi-lo em dois momentos. primeiramente devemos ter em mente que os cristãos, em sua maioria vinham do judaísmo, e tiveram contato pessoalmente com jesus. muito já sabiam sobre ele. por isso até o ano 70 a catequese era feita de forma hinolóica, ou seja, com forte orientação batismal e muito voltada para o alto: tendo jes...

    Clique aqui para continuar lendo.
Catequese com o Papa - Catequese: educação da fé

A catequese constitui uma coluna para a educação da fé, e são precisos bons catequistas! obriado por este serviço à ireja e na ireja. embora possa às vezes ser difícil ? trabalha-se tanto, empenha-se e não se veem os resultados desejados ?, mas educar na fé é marlhoso! é talvez a melhor herança que possamos dar a aluém: a fé! educar na fé, para que essa pessoa cresça. ajudar as crianças,



ETAPAS DE PREPARAÇÃO DE CADA ENCONTRO DE CATEQUESE

preparação remota ? interesse por adquirir a formação inicial e a formação fundamental (obriatória para todos os catequistas) e o compromisso de apostar na sua formação contínua por todos os meios ao seu alce. preparação próxima ? semanalmente, num dos dias mais conveniente para os catequistas da mesmo ano de catequese. preparação imediata ? ter tudo preparado na sala antes de chearem as crianças ou adolescentes e, disponível para receber o rupo em



OS DEZ MANDAMENTOS DA FAMÍLIA PARA A CATEQUESE

1. não sois uma ilha.im como precisais da família e da sociedade para fazer nascer e crescer o vosso filho, mesmo que a primeira responsabilidade seja sempre vossa, também precisais da ireja, para que o vosso filho, renascido pelo baptismo, cresça na fé. 2. não vos bastais a vós próprios na educação da fé,mesmo que sejais os primeiros catequistas dos vossos filhos. os catequistas da nossa paróquia estão à vossa disposição,não para ser vossos substitutos, mas para se torn



O QUE É CATEQUESE?

Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crianças à primeira eucaristia ou á crisma.enana-se quem acha que catequese é o mesmo que ?dar catecismo?. a catequese faz parte da ação evanelizadora da ireja que envolve aqueles que aderem a jesus cristo.catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrico e irradiando uma ação apostólica.seundo o



NORMAS PARA CATEQUESE

o diretório nacional de catequese fazendo eco com o documento catequese renovada nos ensina que: ?a missão catequética não se improvisa e nem fica ao sabor do imediatismo ou do osto de uma pessoa. catequese é uma ação da ireja e um projeto umido pela comunidade, como um ?processo de educação comunitária, permanente, proressiva, ordenada, orânica e sistemática da fé? dnc 319 e cr 318. seue dizendo o dnc. ?a catequese precisa de uma o



SABER FAZER CATEQUESE

O capítulo quinto do diretório nacional de catequese, ao tratar da catequese como educação na fé, começa falando da pedaoia, do ?saber fazer? do próprio deus. e diz: ?deus, como educador da fé, se comunica através dos acontecimentos da vida de seu povo... sua pedaoia parte da realidade das pessoas? (dnc 139). sabe da vida quem presta atenção nos fatos e nas pessoas. um(a) catequista desliado do mundo não estaria em condições de usar uma pedaoia que responda às nece



A CATEQUESE PRECISA DE UM POUCO DE LOUCURA

É preciso uma dose de loucura para se aventurar neste desafio que é ser catequista. o catequista que faz a mesmice não vai a luar alum, a não ser procurar o coordenador da catequese da sua paróquia e reclamar que não está conseuindo atinir seus objetivos nos encontros. será que nós catequistas vamos demorar ainda quanto tempo para entender que a catequese parada, sem métodos diferenciados e dinâmicos e com catequistas desinteressados e preuiçosos que cumprem apenas um ritual, nà



TEMA :Sexualidade na catequese

Abordar os temas liados à idade, tendo o cuidado para não despertar a curiosidade e sempre com o consentimento do pároco e dos responsáveis pelos catequizandos. no caso de convidar um palestrante, que este seja suficientemente preparado e fiel ao maistério da ireja. tenha res pela faixa(s) etária(s), moderando sua linuaem e abordaem. muitas das questões serão polêmicas, mas nós não podemos fin



Diálogo e comunicação na catequese

O diáloo sempre foi importante para o desenvolvimento das potencialidades humanas tanto no nível pessoal, como no cultural e social. feita à imaem e semelhança de deus, a pessoa descobre-se como ser dialoante como o é o próprio deus.mas, que vem a ser diáloo?diáloo não é...- conversa para leitimar resoluções já tomadas;- um meio de ?dobrar? o outro;- só ouvir ou só falar;- uma conversa que só pode ter um resultado final;- dar bons conselhos a quem não sabe nada;- alo



Bíblia: Fonte da Catequese

É impossível compreender exatamente o que seja a catequese, sem compreender profundamente a palavra de deus. o diretório nacional de catequese nos diz: é preciso que a catequese seja alimentada e diriida pela sarada escritura. é tão rande a força e virtude da palavra de deus que fornece à ireja a solidez da fé, o alimento da alma, fonte pura e perene da vida espiritual. a própria escritura testemunha: a palavra de deus é viva e eficaz ( hb 4,11). a bíblia é, pois o primeiro l